Lizzie Bennet Diares




Enquanto aproveitava meus últimos dias de férias – saudades sua linda - no youtube conheci das mais divertidas das adaptações de Orgulho e Preconceito, uma web série chamada Lizzie Bennet Diaries (O diário da Lizzie Bennet).  Para quem não sabe, uma web série é uma série feita para o youtube geralmente vídeos de curta duração.

Essa adaptação traz os personagens do clássico de Jane Austin em uma versão atualizada para os nossos dias. Lizzie é uma estudante de 24 anos que mora com seus pais e suas duas irmãs, Jane e Lydia. Ela iniciou um vlog com sua melhor amiga, Charlotte como um diário em vídeo. Chega a pequena cidade em que elas moram Bing Lee um rico, bonito estudante de medicina que se apaixona por Jane em um casamento.
Nesse mesmo evento, as Bennets conhecem o melhor amigo de Bing, o empresário - e ainda mais rico - William Darcy. Darcy o homem aparentemente perfeito, mas diferente de Bing ele é arrogante, antissocial e esnobe




Essa série foi um grande sucesso de público e crítica, tendo vários artigos publicado portais como Times e Newsweek, inúmeros comentários positivos além do mais faturou um Emmy. 
Eu simplesmente me apaixonei pela série, assisti todos os cem episódios em menos de dois dias, depois vi todos os spin-off e comprei o livro. Ao pesquisar mais sobre a série descobri que essa obceção não foi exclusividade minha, e ocorria principalmente entre aqueles que já conhecia a obra original. 
Um dado interessante porque os fãs normalmente odeiam as adaptação então porque nesse caso foi completamente diferente?

Eu não me esqueço de nada

  • Produção 
Os produtores (entre eles Hank Green) de LBD fizeram um excelente trabalho desde roteiro, cenário, escolha de atores até a imersão criada, ao usar artifícios para parecer com um vlog de verdade. Quando eu estava na metade da série, podia jurar que era verdade, que estava vendo uma história era real, mesmo já conhecendo bem essa história.

Outra ótima sacada dos produtores foi fazer o "mundo de LBD", para aumentar a veracidade, como contas de twitter de alguns personagens que interagiam com acontecimentos da série, ou como a criação de outros vlogs “feitos” por outros personagens para ampliar a visão da histórias e os Q&A (perguntas e respostas) que Lizzie fazia em seu vlog.

  • Atores
Os atores são sensacionais, todos conseguiram capturar a essências dos seus personagens para inseri-los em nossa época, com destaque em Lydia, a divertida “energética” irmã mais no – entendedores entenderão - Mary Kate Wiles encorporou Lydia, com todas a suas nuanças, criando cenas memoráveis e dando profundidade a um personagem que ao primeiro olhar parece ser superficial.


  • Adaptação

A adaptação foi primordial para o sucesso da série, enquanto assistia ficava me perguntando como ficaria algumas situações que não teriam verossimilhança com o século XXI. Para vocês entenderem, na história original são cinco irmãs, mas hoje em dia não é comum ver uma família tão grande. O diferencial da série é que em vez de descartas as duas personagens eles fizeram referencias a elas durante a série. Vemos esse tipo de adaptação a todo o momento, dando mais veracidade mas sempre com muito respeito a obra original.

Quem ama ou amará LBD, tem um largo o conteúdo para consumir, além dos cem (mais dois) episódios da série, tem Q&A (perguntas e respostas), três spin-off, um livro já publicado The Secret Diaries of Lizzie Bennet – sem tradução – e outro livro que sairá no final do ano que vem. Para quem não se convenceu a dar uma chance a essa maravilhosa série deixo o primeiro episódio e quem se convenceu também.



Até mais, DFTBA

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...