Todo dia - Desafio Literário 2015



Sabe aquela sensação que acontece quando você não dorme na sua casa e precisa de alguns segundos para saber onde está ao acordar? Imagine que isso acontecesse todo dia, e além de estar em um lugar diferente, você fosse uma pessoa diferente. 

Bem-vindos a vida de A.


Desde que se entende por gente, A acorda no corpo diferente todos os dias, não sabe o porque, aprendeu a aceitar sua condição e tenta não alterar a vida das pessoas que realmente vivem naqueles corpos. A vive tentando se adaptar as diferentes vidas que prova por um pequeno período de tempo e por 16 anos viveu tentando passar desapercebido, mas tudo muda quando conhece Rhiannon, uma garota doce que está presa a um namorado rude. A se apaixona por Rhiannon mas não sabe como irá fazer para manter-se perto dela.

Esse livro leva ao extremo o sentimento de não-pertencimento que todos passamos, principalmente quando somos adolescente, não pertencer ao grupo de amigos que andamos, ou ao namorado que escolhemos, ou a vida que temos. Se alguma vez você já se sentiu a pessoa mais diferente do mundo, esse livro se encaixa como uma luva. 

É impossível não se identificar com o personagem principal, mas eu e A compartilhamos  o mesmo costume, ficar observando as pessoas. Cada um de nós fazemos por um motivo, mas é legal ver que você não é sozinha no mundo, mesmo quando o semelhante a você é um personagem fictício.



Perfil do livro aqui

"Essa é a armadilha de ter algo para se viver. Todo o resto parece sem vida"

Por conta disto, minha parte favorita do livro, foi sem dúvida as pequenas observações que A fazia sobre a vida das pessoas em que estava, pequena reflexões sobre os relacionamentos, feitos eles com um tom melancólico de quem nunca poderá viver mais do que um mero observador, tocava meu coração de dava vontade de abraçá-lo.


"Sinto uma ternura por essas conversas noturnas e vulneráveis pelo modo com que as palavras assumem uma forma diferente no ar quando não há luz. Essas conversas me fazem acreditar que eu podia dizer qualquer coisa, mesmo quando estava me escondendo tanto." 

Depois desse momento fofo, voltemos para o mudo coração de gelo, o romance principal da história me deixou incomodada, o relacionamento do A com a Rhiannon grita fracasso, de todas as formas. Além do mais como eles eram o que eu chamo de "casal perfeito", aquele tipo que não dá uma boa história, pois já se dão tão bem juntos que não há graça acompanhá-los.

Por último, mas não menos importante, adorei a maneira que o autor  tratou a sexualidade de A, como eu ser sem gênero pode ter uma "opção" sexual fixa? Deixo esse pensamento no ar. David Levithan, tratou com a mesma delicadeza a sexualidade de todos os personagens do livro abordando todos os tipos de relações entre duas pessoas, sejam héteros, homossexuais ou os dois juntos. 

Não tenho mais palavras, apenas leia, ele vai deixar com um quentinho no coração, fazer você dar aquele sozinho de canto de boca e arrancar algumas lágrimas.


Esse foi a leitura de Janeiro para o DL2015, para saber mais clique aqui.

5 comentários:

  1. Estou muito ansiosa pra ler esse livro, não vejo a hora de poder lê-lo! :D

    Beijos,
    http://totalmenteanta.blogspot.com.br/
    Resenha: Como Eu Era Antes de Você - http://youtu.be/-fD6coDFkZk

    ResponderExcluir
  2. Nossa, faz tempo que quero ler esse livro e quero ler ele AGORA depois dessa sua resenha. Quando eu esperava o link carregar (Internet ruim kk) eu estava pensando "Quem eu sou?" "Quem eu estou querendo enganar" e estava também pensando nas pessoas, aí você começa a resenha justamente citando isso... Sua resenha ficou ótima, é muito bom você participar do Desafio Literário 2015!
    apenasumaleitura.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito obrigada, estou adorando o desafio, mas ainda não escolhi o livro de fevereiro;

      Excluir
  3. Muito bom seu texto, Beatris. Achei fantástica a sua análise do livro.Estou louca pra ler a próxima resenha. Bjus

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...