Quem é voce Alasca?



Após me apaixonar por "A Culpa é das Estrelas", foi procurar saber mais sobre John Greem, um autor meio nerd que fez uma linda história de amor. Ao ver um vídeo da Tati Feltri elogiando muito "Quem é Você Alasca?" sabia que tinha que lê-lo.
Esse romance YA (jovens adultos) foi o primeiro escrito por John Green em 2005, premiado em 2006 elegido por mim seu melhor livro dos dois que já li.



O romance surpreendente, conta a história de Miles, um menino introvertido, com poucos amigos que está pronto para procurar seu "Grande Talvez" quando larga tudo e vai estudar em um internato longe de casa.
Miles é fascinado por biografias, principalmente as últimas palavras, usando-as como motivador, assim como algumas pessoas gostam de colecionar frases de escritores ou músicas.
Ao se mudar para o novo colégio todo um mundo novo a sua frente, Miles conhece Coronel, seu colega de quarto (melhor personagem do livro) e Alasca, uma menina diferente, sensual, inteligente, divertida e problemática na qual Miles se apaixona perdidamente assim que a conhece.




Tudo se desenvolve conforme um romance comum de adolescente: descobertas, paixões, interesse, brigas, até uma acontecimento marcante muda completamente o rumo da história, fazendo você rir e chorar ao acompanhar os desdobramentos.

"Agora cumpre dizer que a garota era linda[...]. Mesmo no escuro podia ver seus olhos - ferozes esmeraldas. {...} Não era apenas lindo, era gostosa, com seis comprimidos pela camiseta regata, pernas sobradas movendo-se para frente e para trás em baixo do balanço." Miles sobre Alasca.

John Green consegue conversar muito bem com seu público, criando personagens singulares com quem é impossível ficar apático, mesmo os menos desenvolvidos ganham uma personalidade que é mantida durante a obra. Gosto como ele trata todos os assuntos que envolvem a adolescência sem moralidade ou esconder atitudes como fumar, beber. 
Sobre a Alasca, não gostei muito da personagem pois já sabia o seu tipo de primeira, tornando a revelações da histórias um pouco obvias. Aquele tipo que justifica suas atitudes por causa do seu trágico passado, mas a humanização envolta no desfecho da personagem não ficou forçada como eu imaginava.


Como o livro é narrado pelo Miles, grande parte dele passa narrando o seu quase romance/friend zone entre a ele e Alasca, mas as minhas passagens favoritas são as que trazem a amizade dele com o Coronel, os diálogos entre eles cheios de ironia e carregado com um forte sentimento de companheirismo que muitas vezes fica subentendido. Após o grande acontecimento do livro, eles ao mesmo tempo que buscam apoio um no outro e brigam sem parar e com essa ambiguidade sua trauma sua amizade se fortalece.

""Você pode brigar comigo" eu disse. Pousei o controle, estiquei-me no sofá de espuma e caí no sono. Enquanto adormecia, ouvi Coronel dizer. "Não consigo me zangar com você seu magricela filho da mãe"". Coronel

Esse livro é a prova que os YA tem muito o que oferecer, podendo transgredir de romances água com açúcar e tratar de assuntos mais profundos como câncer e morte, mas com a leveza e humor de um YA. John Green nesse livro mostra o outro lado da moeda para um público mais jovem, na qual apresenta a ponta do iceberg que espera por todos nós quando chegamos na vida adulta. Depois desses dois primeiros romances tenho até medo de me decepcionar com os próximos.

Sarah Polley


Filme

Após o grade sucesso da adaptação cinematográfica da ACEDE que arrecadou mais de 100 milhões, o estúdio Paramount Pictures confirmou a adaptação de Quem é Você Alasca?, e já está negociando com Sarah Polley para ser roterista e diretora. Mas não há informações sobre data de lançamento ou elenco.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...