Ponyo - Uma sereia japonesa

Uma tarde tediosa eu e minha eterna companheira de filmes - também conhecida como minha mãe - assistimos a Ponyo uma das animações mais fofas já feitas e minha entrada para animações japonesas.


Ponyo é uma espécie de peixe/seria que vive no fundo no mar, ela tem interesse em conhecer o mundo o nosso mundo, em uma viagem a superfície encontra Sosuke, um garoto de cinco anos que salva sua vida.
Os dois se entende facilmente, ficando amigos o que leva Ponyo querer ser humana. Porém essa transformação traz consequências catastróficas, enquanto Fojimoto, pai de Ponyo tenta traze-la de volta para restabelecer o equilíbrio, Ponyo e Sosuke vão em busca da mãe dele, tendo que enfrentar o alagamento da cidade.

Ponyo definitivamente é a personagem mais fofa (ever), duvido que alguém não se encante por ela nos primeiros cinco minutos de filme. Mesmo sendo totalmente inocente, sabe exatamente o que quer, e vai atrás dos objetivos, arrancando suspiros dos corações mais gelados ao fazer pequenas descobertas sobre nosso mundo.


Sosuke é outro personagem cativante, uma garotinho de cinco anos que tem uma conexão imediata com o seu "peixe dourado", alguns chamariam isso de primeiro amor. A amizade dos dois cresce aos poucos, mas de uma forma tão inocente, aquele puro amor de criança que faz acreditar que o mundo é um bom lugar.


A história de Ponyo é levemente inspirado no conto de H.C. Andersen, a pequena sereia. Os pontos de contatos entre as duas histórias são claros, assim como Ariel, Ponyo tem muito interesse no nosso mundo; as duas se apaixonam por um humano (cada uma da sua maneira); para ficar com ele precisam tornar-se humanas e se não forem correspondidas viraram espumas do mar.

Segundo o próprio diretor Hayao Miyazaki (Viagem de Chihiro) esse é um filme para crianças, mas capaz de capturar qualquer um que esteja interessado em uma boa história e uma porta de entrada para apreciar os filmes de japoneses, na mesma medida que é simples consegue ser tocante.

6 comentários:

  1. Sou apaixonada em desenhos animados, vou tentar vê-lo! ♥
    http://totalmenteanta.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Duvido vc não se apaixonar por ele (tem no Netflix).
      Obrigada

      Excluir
  2. Oi!
    Gostei da historia dela, não tenho muito costume de animação mas pelo que voce disse ali no comentario vou procurar no Netflix depois!
    Beijos
    Guilherme - http://leituraforadeserie.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  3. Esse filme é muito fofo mesmo, o Miyazaki tem esse dom de deixar todos os seus filmes muito tocantes e com sempre algo para aprendermos. Assista From Up on Poppy Hill é do Miyazaki tbm, muito lindo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Vou assistir, Ponyo com certeza foi minha entrada para animações japonesas

      Excluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...