Coraline

Muitos devem conhecer a história de Coraline pela animação dirigida por Henry Selick (Estranho Mundo de Jack) cheia de toques sóbrios que faz parecer um dos filmes do Tim Burton, mas o filme foi baseado em um livro escrito por Neil Gaiman (Sandman e Stardust)
"Coraline" é um livro infantil, mas não por isso tem que ser posto de lado crescidos, quando um livro é impossível não se conectar com os personagens, vide animações da Pixar.


Ao se mudar para uma casa no interior, Coraline aproveita para explorar sua nova casa e o terreno em volta, ela está de férias escolares então tem tempo de sobra para visitar as senhoras que moram ao lado ou o velho louco que diz que tem um circo de ratos. Porém, em uma tarde chuvosa ela é obrigada a ficar em casa e começa a explora-la. A menina acha uma estranha porta de madeira que  mas tarde descobre que  é um portal para outro mundo, muito mais perigoso do que pensava.


O livro é bem singular, a heroina mesmo sendo uma menina, não brinca com bonecas ou pensa em namorar. Tem a assinatura de Gaiman com as pitadas do sombrio.
O clima de terror criado pela Outra Mãe pode deixar qualquer criança acordada, e relembrar os medos infantis.
Sempre adorei as personagens femininas do Gaiman que muitas vezes são muito mais fortes que os masculinos, nesse livro se destaca Coraline, mesmo sendo apenas uma criança ela é mais madura do que muitos adultos que conheço e a Outra Mãe, uma vilã que sabe o que quer e tem poderes suficiente para conseguir.
Para aumentar o clima aterrorizante, o livro contem várias ilustrações de David McKean, conhecido pelos seus trabalhos nas capas de Sandman.
Coraline é a heroina desse livro, suas características são parecidas com as da nova leva de princesas da Disney, na qual fogem do esteriótipo da mulher em defesa que precisa de um homem e que busca pelo amor verdadeiro, o única diferença é que Coraline foi criada em 2003. 

Por ser infantil, ele é bem curto, deixando com um gostinho de quero mais, se você tem um filho que gosta de histórias de terror esse livro é uma ótima dica para ler junto com ele, uma aventura cheias de perigos medos, com certeza na primeira oportunidade que tiver, vou ler para minhas primas.



Depois de conhecer um pouco mais desse autor, fiz um desafio pessoal para ler sua bibliografia, um livro por mês. Começarei por "Belas Maldições" por um motivo simples, o único livro eu tenho em casa. Pelo o que sei esse livro trata sobre o Apocalipse, mas de uma forma sarcástica, ele foi escrito em colaboração de Terry Pratchett.
Próxima leitura

8 comentários:

  1. Nunca li esse livro, adorei seu blog e comecei a te seguir!
    Beijos
    http://estante-da-ale.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Gostei do livro, acho bem difícil abordarem esse tema para um público infantil, gostei muito! :D
    http://totalmenteanta.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  3. Adoro coraline, confesso que de primeira fiquei um pouco assustada. Mas amo essa combinação de bonequinha e uma dose de suspense ;)

    Beijo

    http://fashionnoruless.wordpress.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu tbm! Eu li pra minha prima pequena ela ficou morrendo de medo, mas queria saber o final
      Beijos

      Excluir
  4. Olá! Eu nunca li nada do Neil Gaiman, mas conheço a fama dele. Já ouvi falar de Coraline e, apesar de uma história um pouco infantil, me deixa com medo (sim, sou um tanto medrosa hahaha), mas mesmo assim tenho vontade de ler. Beijos!

    http://frases-perdidas.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Hahaha, é mto tenso em alguns momentos, mas nd demais.
      Leia, é mto bom

      Bjs

      Excluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...