Especial Desventuras em Série



Oi gente,
Hoje terá algo diferente, além de fazer a resenha e expor a minha opinião eu vou contar um pouco sobre a minha experiência de leitura, afinal quem fica alguns anos se dedicando a uma série tem muito história para contar.






Primeiro vamos à resenha, mas se você não gosta de histórias tristes é melhor você fechar essa janela e ir ler qualquer outra coisa. Continue por sua conta e risco.

Desventuras em série conta sobre as duras e longas aventuras dos órfãos Baudelaire. Eles acabaram de perder tudo que amavam em um incêndio, sua casa, suas roupas, seus livros e o pior de tudo seus pais.
Eles são levados para um tutor, parente distante, em uma parte da cidade que eles nunca viram, como nada que está ruim pode piorar, além de péssimo tutor e dono de casa, Conde Olaf faz de tudo para tentar colocar as mãos na fortuna dos órfãos, mesmo que inclua carcere privado, agressão e assassinato.
Os três órfãos Violet, Klaus e Sunny Baudeileire são crianças com talentos especiais (ás vezes quase super poderes), Violet a inventora , Klaus o leitor e Sunny a mordedora. Durante a maior parte do livro eles são as pessoas mais lúcidas e sensatas, tentando fazer o certo e abrir os olhos de todos, mas quando se veem em situações em que infrigem leis em prol de um bem maior, ou para sua sobrevivencia, questionam-se se são tão maus quanto Conde Olaf.

Esse é o começo de uma das minhas séries favoritas, acabei de terminar o último volume com o pesar no coração por saber que não terei mais aventuras com eles que além de me divertirem me ensinaram sobre valores, fez-me refletir sobre ética.

Meu primeiro contato com a obra foi pelo filme de 2004, estrelado por Jim Carrey. Toda a estética antiga e a maneira peculiar da história ser contada, uma investigação de um homem sem rosto e aparentemente sem motivo para faze-la, despertaram minha curiosidade. As pitadas de surrealismo e bem o bom-humor me cativaram.
No Natal de 2009 (o ano que eu vi o filme), ganhei de presente o primeiro volume e devorei em dois dias. Mas passou a curiosidade e me contentei com o "final" do livro.

Meu sonho de consumo

Dois anos mais tarde, em uma roda de conversa, uma amiga comentou sobre a série com um nível elevadíssimo de fanatismo, reavivou a curiosidade de continuar a série, principalmente porque ela adiantou que não era apenas a história dos órfão, envolve sociedades secretas, cisões inimigos disfarçados e açucareiros desaparecidos.

Continuei a série pela biblioteca, li até o volume seis, o sétimo eu perdi. Com medo de enfrentar as consequência escondi esse fato durante três meses (não façam isso! Foi desnecessário). Repus o livro da biblioteca e parei com a saga.

Foi esse que eu perdi
No ano seguinte, eu mudei de escola e descobri que na atual tinha todos os volumes, o que me fez voltar para a saga. Li até o nono, mas a história iria para um caminho triste e estava me aproximando do final, então deixei os livros de lado.
No meio de 2013 voltei a lê-los, dessa vez até o final, terminado em janeiro desse ano (2014).

Muita coisa mudou desde 2009, principalmente para adolescentes que inevitavelmente vivem um complexo aparentemente interminável de  processos de mudanças físicas e psicológicas. E é maravilhosos dizer que essa saga, tão especial fez parte dessa mudança. Não é nenhum livro denso, que irá mudar a sua vida, mas de alguma maneira irá te tocar, seja pela história ou pelas pequenas lições deixadas, quase sem querer pelo autor.

O que me fez continuar com a história (além de saber o final dela) foi querer entender mais daquele universo e me divertir com as comparações e analogias feitas por Lemony Snicket. Ele escreve para as crianças mas deixa referencias, e "ensinamentos" que só alguém com mais maturidade entende. Fazendo um perfeito exemplo de livro para crianças de todas as idades.
Não há adjetivos para descrever a sua escrita em sua totalidade, o mais próximo seria um humor melancólico carregado de ironia e reflexões.


Obrigada Lemony Snicket ou Daniel Handler por fazerem preencherem tão bem parte da minha infância/adolescência.


Vocês também tem alguma saga/trilogia/livro que te marcaram?
Comentem!
Até Sábado

6 comentários:

  1. O filme é muito legal,ainda não li os livros.
    Gosto da coleção de livros "poderosa" a menina que tinha o mundo na mão.É muito bom.
    Beijos.

    FB
    http://rayanneoliveiraa.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Um dos meus filmes favoritos desde a infância. Quando era mais nova eu imitava a violet, colocava sempre uma fita no cabelo pra parecer com ela :D

    Bj, Fb, Gabi

    fashionnoruless.wordpress.com

    ResponderExcluir
  3. AAMO este filme, ele e muito bem elaborado e engraçado !!! A história e ótima!
    Beijos
    FB -ChicBoutike

    ResponderExcluir
  4. Amo esse filme, sempre chamou muito a minha atenção <3
    FB - girlreckless.blogspot.com

    ResponderExcluir
  5. Desventuras em series é um livro? Ou melhor livros?
    Nem sabia...
    O filme é bem controverso neh!?
    Uns adoram outros detestam...hehehe eu sinceramente gosto bastante...apesar de ele não ser um filme verossímil!
    Espero que consigas o teu sonho de consumo..."That's always something!!"
    Adoro essa frase no filme!
    Beijinhos FB


    Pink CupCake

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...