Jogo dos tronos - 1ª parte



Pra quem não conhece, a serie é uma adaptação para televisão dos livros Crônicas de Gelo e Fogo, a série é homônima ao primeiro livro da Saga, Guerra dos tronos.
Com a confirmação da estreia da quarta temporada (06/04/14), eu resolvi fazer um “especial” da Guerra dos Tronos, pelos meses que antecedem a série, falar sobre um livro e a temporada correspondente, até chegar em abril.


Livro                          


Crônicas de Gelo e Fogo Guerra dos Tronos
George R.R. Martin
592 páginas
Editora Leya


Westeros é um continente fictício de um continente em que se passa a maior parte do livro,  lembra muito a nossa Idade Média, mas com uma grande diferença, a duração das estações não são regulares. Com verões calorosos e rigorosos invernos,que não tem previsão para começar ou terminar. A narrativa começa quando verão mais longo de todos está no fim, pressagio para o pior inverno que eles já enfrentaram. 
Nesse cenário quase pré-apocalítico – porque não? – desenvolvem tramas complexas de traições, alianças e jogos de poder e mortes, muitas mortes. A atual mão do rei (conhecido no nosso mundo como conselheiro do rei) morreu. O rei, Robert Baratheon, precisa de alguém de confiança para ocupar o cargo. Ele viaja para o Norte, oferecer-lo a um antigo amigo, Eddard Stark.
Do outro lado do mar, os verdadeiros herdeiros do trono Viserys e Daenerys Targaryen os últimos de sua casa . Seu pai Aerys Targaryen o Rei Louco, foi morto pela revolta liderada por Robert, anos atrás. Os dois filhos mais novos conseguiram fugir para as Cidades Livres, fora do continente. Durante a fuga Viserys era uma criança re sua irmã, recém-nascida.
Viserys fez um acordo com os Dothraki, um grupo de bárbaros, vender sua irmã em troca de um exército, com o intuito de voltar a Westeros e reconquistar o trono. O acordo foi feito e Daenerys, uma criança com apenas treze anos é forçada a se casar com o chefe dos Dothraki.


Esse é só o começo de um dos melhores livros de fantasia escrito (o autor já foi chamado de Tolkien americano) e também  um dos maiores, cada livro tem mais de quinhentas páginas, está no sexto volume (ainda não publicado) e promete mais.
A escrita de George é bem detalhista, mas não ao ponto de ficar cansativa, ele não tem papas nas línguas - ou nas mãos - descreve com detalhes cenas de violência e sexo. Deixando a obra bem pesada.
É difícil dar uma sinopse sobre esse livro pois tudo é spoilers, todas as decisões tomadas pelos personagens mudaram drasticamente seu futuro e a cada página a trama fica mais complexa, inúmeras vezes tirando seu folego.
Fique de olho em Daenerys Targaryn, George consegue desenvolve-la de forma magnifica, mostrado a sua drástica transformação de uma menina frágil para uma mulher forte.

Para quem começar a ler sem conhecer nada ou sem ter visto a série vai sentir dificuldade com tantos nomes, lugares e acontecimentos, mas não desistam. Acreditem, vocês se acostumam.




Série



A sinopse da série e idêntica a do livro, nessa temporada pouquíssimas passagens mudam, e elas são irrelevantes para o desenrolar da história.

As mudanças mais perceptíveis são as idades, no livro todos são bem mais jovem do que são na série, principalmente as crianças, mas acho que serie inviável manter a fidelidade nesse ponto. 
Não tenho muito a falar sobre a série, só que é uma das melhores e uma das minhas favoritas tudo é extremamente bem feito e pensado para te remeter a Westeros, os figurinos, cenários, maquiagens e paisagens são lindas.
Todos os atores estão excelentes, bem não vou mas me alongar mais em meus elogios, tirem suas próprias conclusões!


Já conhecem a obra? Gosta? Algum personagem favorito seu já morreu?











6 comentários:

  1. Não li os livros ainda, mais venho acompanhando a série. Daenerys é minha personagem favorito. Gosto também do Drogo, do John Snow e da Arya Stark.
    FB http://wewantdreaming.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. A Dany é minha personagem favorita tbm, gosto mto do Jon e da Aria tbm, mas são os únicos Starks que eu gosto

    ResponderExcluir
  3. comprei esse livro, agr so espera chegar pra eu ler, parece muito bom, me falaram bem dele haha *-* bjs
    FB
    flyawaygo.blogspot.com.br
    nome de seguidora: Ana Carolina

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. é mto bom sim. Dps q ler veja a série
      Obrigada pela visita, bjs

      Excluir
  4. Não li o livro ainda, mas seu post me deixou com muita vontade de ler!!! Vou comprar ler e depois te conto o que achei!!!

    Bjs

    FB

    http://josimacadoamor.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  5. Que legal sua resenha, ainda não tinha lido esse livro. Mais um pra minha listinha *-* Beijos, Érika

    FB - Blog Fashion e Bella
    www.fashionebella.com.br

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...