Sherlock, é você?

Finalmente eu consegui assistir a algum filme que concorre ao Oscar antes da premiação e sem usar de meios ilícitos, e o filme de hoje é o fraco Jogo da Imitação.



O filme se passa durante a segunda guerra mundial, em um programa ultra-secreto do governo que tenta decifrar o código nazista chamado "Enigma", esse código é criado por uma máquina e muda todos os dias, tornando o trabalho praticamente impossível. Para esse programa foram chamados vários linguistas e matemáticos, mas o arrogante Alan Turing foi quem pensou fora da caixa e em vez de tentar decifrar um novo código por dia, ele projeta uma máquina que teoricamente conseguirá decifrar o novo código todos os dias. Porém pelo seu temperamento presunçoso, não consegue apoio e faz inimigos dentro desse núcleo.


Acho que mais difícil do que falar de um filme que você gostou/odio muito, é falar de um filme que mediano, pois não se tem nem a paixão reprimida nem a raiva desenfreada. Esse é um bom longa, mas não tão bom para estar concorrendo a premiação de melhor filme, roteiro, ator, entre outras categorias. Você como espectador não consegue se conectar com a história que se mantem rasa durante os 115 minutos, e muito provavelmente esquecerá do filme algumas semanas depois de assistir-lo.




Contrariando o que muitos estão dizendo, não acho que Benedic Cumberbath (Alan Turing) fez uma atuação preguiçosa e repetiu a mesma de Sherlock (série de tv em que participa), este personagem de uma pitada de sensualidade no meio da sua arrogância, além do mais os dois tem tipos diferentes de arrogância, enquanto esse sabe que todos o despreza e despreza a todos na mesma intensidade, aquele fica no seu canto, tentando não ser incomodado.

Para finalizar, acho que os maiores pecados foram: a fraca motivação do personagem principal e segundo é tentar englobar explorar muitos aspectos da sociedade em um filme com apenas menos de duas horas. Isto deixou o filme muito superficial, impedindo como conexão mais profunda tanto com o Alan, quanto os demais personagens que tem pouco tempo de tela. E ao tentar abordar vários conflitos de minorias no mesmo filme contribui para sua mediocridade.





Esse filme é mais um do desafio de 24 filmes para 2015 na categoria "Baseado em fatos reais" 



2 comentários:

  1. Ao contrário de você, eu gostei muito do filme. Entendo seu posicionamento, porque também não entendi como algumas pessoas ficaram chateadíssimas por O Jogo da Imitação não ter ganho melhor filme, mas foi um filme que agradou demais o meu gosto pessoal, to louca pra comprar o Blu-ray, hehe. Só tinha visto bons comentários a respeito dele, foi muito legal saber que uma pessoa pensa diferente. Beijos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Primeiro obrigado por não me odiar. Eu estava torcendo para Whiplash ganhar, mas sabia q não ia rolar.
      Eu queria ter gostado do mais do filme, mas gosto é gosto.

      Bjs

      Excluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...