Contrariando divergente

Divergente (2011 EUA)

No começo do ano uma amiga me falou sobre esse livro, me contou o que contarei para vocês e persuadida por ela comprei os dois livros dessa trilogia (o terceiro ainda não foi sido traduzido), e no final das contas acabei me arrependendo de ter comprado.

A história se passa na futura Chicago, porém a sociedade se organiza em cinco facções com princípios e funções distintas que cuidam de uma parte da sociedade, são elas Abnegação, Erudição, Audácia Franqueza e Amizade. 



A história é narrada por Beatrice, uma menina nascida da Abnegação, na qual a vaidade e o egoismo são fortemente reprendidos. Ela nunca conseguiu se encaixar totalmente em sua facção e sempre admirou a Audácia, livres e com atitude para fazer o que quisessem.
Aos 16 anos todos os alunos escolhem se querem se manter em suas facções ou não, tendo como base um teste que ajuda a definir sua nova casa.
Mas ao fazer o seu teste, Beatrice fica mais confusa, pois ele é inconclusivo, algo que nem ela sabia que existia, e ao escolher sua facção começa uma cadeia de fatos que mudará totalmente o sistema que já dá sintomas de falhas.

Já queria deixar claro que não gostei desse livro e queria listar alguns fatores:

- Personagem principal não consegue ser interessante para levar a história
- Furos gigantes no roteiro
- Texto imaturo que não consegue criar nenhum clima
- Personagem de "papel" ou seja, sem profundidade


Simplesmente odiei a Beatrice, ela tem a síndrome de Bella, uma garota fraca e sem sal que tem um caso com o personagem mais atraente, forte, misterioso etc, etc. E descobre que é muito mais forte e especial do que imaginava e essa força não é resultado de esforço e sim que nasceu com ela. Bem parecido? 

Esse livro também contém poucas informações sobre o que é um Divergente, sei que tem mais dois livros para isso ser explorado, mas não acho esperto ter esse título já do que nada que diz respeito a esse "tipo de gente". 
Não posso me aprofundar nos outros aspectos sem usar spoilers.

Mas esse livros também tem seus pontos positivos, o universo é rico e ainda tem muito e ser explorado, por exemplo como funciona as outras facções, que foi somente pincelado nesse livro e alguns personagens coadjuvantes tem arcos com grande potencial, como o irmão da Beatrice. Enfim, acho que se esse livro ficasse mais tempo na gaveta e mais tempo pare ser desenvolvido seria mil vezes melhor, creio que precisou de um amadurecimento maior, pois tem muito potencial. Mas mesmo assim é um best-seller por ter a formula básica da garota que no inicio se achava feia descobre que é linda, especial e que pode mudar o mundo com seu par romântico lindo e perfeito ao seu lado.

Sobre o filme minha expectativas estão no nível do mar. Pelo o que o trailer indica vai ser um filme bem fiel baseado em um livro que eu detestei.



Concordam comigo? Discordam? Deixe sua opinião ai embaixo

3 comentários:

  1. Concordo plenamente! Achei a ideia do livro legalzinha, só que esse negócio de facções tem muitos furos, e isso me irritou muito. A Beatrice é muito chata, e a história é muito óbvia, e a escrita é fria, seca e não cativa. Não entendo qual é a coisa super legal que o pessoal vê nesse livro sahuishsai beijos
    http://nicolebona.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nossa! Difícil achar quem concorde comigo quando o assunto é divergente. Bom saber que não estou sozinha. Tbm não entendo
      bjs

      Excluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...